O que faz um cientista de dados? Conheça a profissão Estácio

May 31, 2022

A grade curricular do curso é bem completa e passa por disciplinas da área de Matemática, Tecnologia da Informação (TI) e até o Direito. Nessa última área, o estudante terá contato com o Direito Cibernético, que regula as relações sociais na internet. Se você tem vontade de ser o um cientista de dados ou quer conhecer melhor a profissão continue lendo este post. Vamos apresentar o que faz o cientista de dados, o que é preciso estudar para atuar como um e quanto é o salário oferecido no mercado de trabalho. “Eu diria que a nova ética do mundo é usar os dados para tomar decisões para que a gente não feche os olhos para realidades e possibilidades que vão além do julgamento e percepção de apenas um indivíduo”, afirma. Assine nossa newsletter e receba todas as atualizações sobre Enem, ProUni, Fies, além de dicas de carreira, estudo e empreendedorismo.

É uma carreira promissora, pois está em constante demanda no mercado de trabalho. Se você deseja seguir essa carreira promissora, é essencial desenvolver habilidades em programação, estatística, machine learning e storytelling de dados. É importante ressaltar que a remuneração pode variar de acordo com a experiência, senioridade e localidade do profissional. Portanto, investir em formação e aprimorar habilidades é fundamental para se destacar nesse campo. Ser um cientista de dados significa possuir habilidades avançadas de programação, essenciais para aplicar conhecimentos na resolução de problemas reais.

O que é preciso estudar para ser um cientista de dados?

Ao notar a demanda por este profissional cientista de dados, a Fundação Telefônica Vivo se propõe a trazer reflexões sobre o ensino de dados, a empregabilidade do mercado e a importância deste perfil no futuro da cultura digital. De acordo com ele, o jovem que entrar na formação de ciência de dados tem praticamente vaga garantida até o final da graduação. Daqui quatro anos só vai aumentar e essa tendência https://www.blogtalkradio.com/yafawo8305 acredito que siga por mais de uma década”, completa Diogenes. Isso porque o seu trabalho envolve trocas com o time de Ciência de Dados, mas também com os demais setores da empresa. Por isso, é importante ficar atento às habilidades requisitadas por cada processo seletivo. Atuar como cientista de dados é possuir múltiplas competências e saber se adaptar a diferentes contextos empresariais.

As habilidades técnicas são essenciais para um cientista de dados desenvolver seu trabalho com excelência. Elas serão adquiridas através de um curso de educação superior relacionado a área de Ciência de Dados. O cientista de dados é o profissional com conhecimentos https://www.4shared.com/u/JynZCwvq/wojis64155.html de diferentes vertentes que coleta, gerencia e transforma uma grande quantidade de dados em informações uteis e compreensíveis. Isso significa que ele terá acesso à Big Data, dados não-estruturados, e selecionará então informações relevantes.

O que faz um Cientista de dados?

Com isso, a liderança do negócio pode atuar resolvendo os problemas dos clientes e investir em processo que os deixem mais satisfeitos. A satisfação gera confiança e amplia as possibilidades do cliente realizar uma nova compra. Dados não-estruturados de clientes de uma empresa de alimentação, por exemplo, serão combinados e analisados por um cientista de dados.

  • Dessa forma, é possível já ser graduado em uma área de conhecimento e cursar a pós-graduação em Ciências de Dados e Big Data Analytics da Estácio para ser um cientista de dados.
  • Em seguida, eles coletam, limpam e organizam os dados, garantindo que estejam livres de erros e prontos para análise.
  • A Ciência de Dados utiliza ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) que estão em constante atualização e evolução.
  • Elas serão adquiridas através de um curso de educação superior relacionado a área de Ciência de Dados.
  • “Temos também absorvido profissionais de outras áreas, como comunicação, porque eles trazem um componente importante que é saber comunicar o resultado.

Dessa forma, pessoas com poder de decisão na empresa poderão executar soluções assertivas através dos relatórios apresentados pelo cientistas de dados. Esse profissional terá a expertise necessária para traçar comunicação entre os dados e apresentar os resultados. Ele utiliza técnicas de Inteligência Artificial (IA) para trabalhar com a mineração de dados. O desejo de trabalhar como cientista de dados é algo que vem ganhando notoriedade nos últimos anos. Isso reflete no aumento do número de vagas disponíveis no mercado e nos bons salários oferecidos pelas empresas aos profissionais bem capacitados.

Especialização e Aprendizado Contínuo:

No mesmo sentido, crescem também as ofertas de cursos na área, como o oferecido pela Estácio. Primeiro, eles devem entender os objetivos e requisitos do projeto, bem como identificar as fontes de dados relevantes. Em seguida, eles coletam, limpam e organizam os dados, garantindo que estejam livres de erros e prontos para análise. Segundo ele, as empresas passaram a usar dados de maneira estratégica e começaram a ter muito sucesso em suas ações comerciais, o que despertou o interesse pelo profissional. Além disso, temos hoje tecnologia mais avançada para armazenamentos e estamos recolhendo mais dados, com celulares, redes sociais e e-commerce”, diz o especialista.

Ou seja, o jornalista articula habilidades do curso de comunicação com a ciência de dados para construir matérias a partir do acesso e mineração de Big Data. Entretanto, as atribuições de um cientista de dados podem variar de acordo com a empresa e vaga disponibilizada. Sendo assim, um cientista de dados pode tanto realizar todo o processo, incluindo as https://runite.mn.co/posts/54109747 atribuições dos demais profissionais citados no parágrafo anterior. Com a expansão do uso de novas tecnologias o trabalho do cientista de dados nas organizações é essencial. Tudo que realizamos em ambientes tecnológicos gera dados e é esse profissional que saberá utilizar o emaranhado de dados conhecido como Big Data e transformar é uma mina de ouro.